“Receita versus aprendizado”

AUTORA
Professora Tatiane Loch, 4º ano A

É inquestionável a importância do trabalho com gêneros textuais diversificados em sala de aula, e, por conseguinte o trabalhar com gêneros que estejam relacionados com o dia a dia do educando, ou seja, gêneros próximos da realidade do discente. Sabemos que os diversos gêneros circulam socialmente e cumprem uma determinada função comunicativa na nossa sociedade.

Nesse sentido, o gênero textual receita se encaixa perfeitamente nesta situação uma vez que esse gênero está no cotidiano do aluno para que assim a aprendizagem seja mais eficiente e desperte no aluno o interesse pela escrita e leitura

Para que o pretendido e esperado com o projeto em questão fosse eficaz os alunos do 4º ano A, da Escola Municipal Madre Josafata, abordaram primeiramente o gênero por meio de uma conversa informal onde cada um relatava suas comidas preferidas para aí entrar na nomenclatura receita bem como na sua estrutura própria. Na sequência foram realizadas atividades de leitura e interpretação de receitas, troca de receitas escritas entre os colegas, e a “matemática na Língua Portuguesa”, em outras palavras: retomada do conteúdo fração (presente na receita realizada em sala), aqui segundo a professora Tatiane “foi um momento muito relevante, pois os alunos entenderam na prática a importância de pensar na interdisciplinaridade”.

Para finalizar o projeto foi um verdadeiro mão na massa pois os alunos produziram “Docinhos de Leite Ninho”, dos quais os mesmos puderam se deliciar e levar ainda para casa para os seus familiares.

Segundo a professora esta foi a maneira mais assertiva para a fixação do gênero em questão e do assunto Fração, este último visto pelos alunos como difícil se for pelo viés de memorização. Para A docente Tatiane “foi uma dinâmica que surtiu efeito, pois nós humanos temos maior facilidade de entendermos determinado conteúdo quando este está interligado com a nossa realidade”.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Sistema digestivo”

Primavera

“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”