“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”

AUTORA
Professora Simone Krokocsz Pitlovanciv, 5º ano A

Sabemos da importância de estudar a pirâmide alimentar com vistas a entendermos como a alimentação nos define bem como a mesma nos orienta quanto à necessidade de termos uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida. Além é claro de como este assunto é importante no fator de nos orientar acerca da quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas bem como os quais alimentos devem ser consumidos em maior quantidade, os que devemos consumir em menor quantidade e os que devemos evitá-los.

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Madre Josafata abordaram a temática Pirâmide Alimentar por meio de estudo via livro didático, materiais impressos, leituras explicativas, explanação da professora e fecharam o assunto com a realização de atividade produção de cartaz que explanava a Pirâmide Alimentar, sendo que para a construção do cartaz os alunos trouxeram embalagens de alimento para recortá-las e colocá-las posteriormente no trabalho já sabendo onde cada alimento se encontrava enquanto lugar, grau de importância e o porquê de estar ali na pirâmide alimentar. Outra atividade para finalizar a aula e o conteúdo foi a pesquisa por parte dos alunos acerca de uma receita considerada saudável, onde os mesmos pesquisaram em casa com os familiares e trouxeram escrita a receita para debatê-la em sala acerca dos motivos da mesma ser considerada saudável, bem como a importância a inserção da mesma na nossa alimentação.

Primeiramente a professora, Simone Krokocsz Pitlovanciv, fez a exposição do conteúdo via leitura de livro didático intercalado com explicações e explanação de dúvidas dos alunos. Posteriormente os alunos realizaram atividades impressas, assistiram vídeos explicativos e debateram o conteúdo novamente. E para finalizar foram confeccionados os cartazes com a pirâmide alimentar e os compartilhamentos das receitas saudáveis.

Desta maneira, segundo alunos e segundo a professora, a aprendizagem tornou-se mais eficiente, interativa, divertida e interessante. A professora em questão destaca o quão o ensino de uma maneira lúdica se torna prazerosa e eficaz.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Receita versus aprendizado”

“O mundo das Fábulas de Esopo”