Construindo saberes através do Tangram Folclórico

AUTORA
Professora Teodósia BobeK, 4⁰ ano B

Relato: No dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore. Para dar mais ênfase as comemorações folclóricas a professora Teodosia Bobek, juntamente com alunos da turma do 4 ano B desenvolveram atividades folclóricas usando o Tangram. Através do Tangram os alunos desenvolvem a sua capacidade de visualização, de percepção espacial, de análise e criatividade. Foram varias a atividades realizadas durante a semana, como leitura dos provérbios e representação dos mesmos através de desenhos com Tangram.

De maneira lúdica, o Tangram é um bom recurso educativo para o ensino de diferentes disciplinas. Da mesma forma, também é um jogo que estimula a imaginação e a criatividade, tanto em crianças quanto em adultos.

Para a realização da atividade, cada aluno construiu o seu Tangram. Primeiramente os alunos conheceram um pouco da história do Tangram, através de um vídeo explicativo. Em seguida, os alunos começaram a confeccionar os desenhos dos principais provérbios do folclore brasileiro com as peças do Tangram.

A utilização desse recurso facilitou a compreensão dos provérbios e estimulou a criatividade dos alunos, sendo uma atividade interdisciplinar nas aulas de Língua Portuguesa e Arte.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”

“Receita versus aprendizado”

“O mundo das Fábulas de Esopo”