O mundo do Sítio do Pica-pau Amarelo

AUTORA
Professora Tatiane Loch, 4º ano A

É inquestionável a importância da literatura para todos nós, seja para fugirmos da nossa realidade seja por deleite, seja por conhecimento ou até mesmo pura apreciação. Por conseguinte, pensando nessa questão imaginemos as contribuições de Monteiro Lobato para a Educação, mais especificamente para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como o autor trabalha pelo viés da ludicidade é nítido a importância do mesmo bem como suas obras onde em suas histórias, o prazeroso é resolver os problemas de modo aventuroso e lúdico, levando o indivíduo para um universo positivo e imaginário e consequentemente a leitura se torna prazerosa e o conhecimento é adquirido da mesma maneira.

Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Madre Josafata fizeram uma releitura do fictício Sítio do Pica-Pau Amarelo mais especificamente em um dos momentos mais marcantes que é o momento em que Emília, a boneca de pano começa a falar, ou seja, “A pílula falante”.

Para a realização do projeto foram confeccionados, pelos próprios alunos, os materiais que fazem parte da caracterização dos personagens o que segunda uma aluna “foi um momento incrível”. Também, segundo relato da professora os alunos estavam muito motivados tanto nos ensaios quanto nas confecções dos materiais e que “sentiu e viu o quanto esse momento de literatura adaptada a um momento cênico foi eficaz na interação entre colegas e o quanto a literatura de Monteiro Lobato os marcou”.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”

“Receita versus aprendizado”

“O mundo das Fábulas de Esopo”