"MPT na escola: conscientização, mobilização e prevenção do trabalho infantil”

AUTORA
Professora Mariana Lila Blonski, 5º ano A

Esse projeto se fez a partir de um projeto já existente e denominado de “MPT (Ministério Público do Trabalho) na escola”, do qual é sugerido a ser trabalhado com os quartos e quintos anos e tem como função a conscientização, mobilização e prevenção do trabalho infantil.

Trabalhar com o aluno este assunto, trabalho infantil, o ajuda a perceber situações que o mesmo pode estar passando e consequentemente este aluno leva o assunto à família. Ou seja, a escola faz valer o seu papel de formar cidadãos conscientes, traz e faz a ponte entre conteúdo e o meio em que o educando vive e convive.

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Madre Josafata trabalharam a temática por meio de atividades via material próprio do projeto “MPT na escola”, pesquisas por meio de tablet e tela interativa que são materiais tecnológicos presentes na escola e na sala de aula. Posteriormente foram realizadas produções textuais argumentativas, produções de poemas acerca da importância do brincar, ou seja, o que uma criança da idade em que os alunos se encontram deve e gosta de fazer. E para finalizar os alunos fizeram cartazes acerca da temática e tiraram fotos onde supostamente trabalhavam e ao mesmo tempo fotos em que brincavam, essa última

Segundo a professora Mariana Lila, trabalhar desta maneira e com esse projeto foi muito prazeroso pois os alunos se mostraram mais engajados que nunca e isto é visível pela devolutiva apresentas pelos alunos comprovadas nas fotos e vídeos.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”

“Receita versus aprendizado”

“O mundo das Fábulas de Esopo”