“O mundo das Fábulas de Esopo”
AUTORA
Professora Mariana Lila Blonski, 5⁰ ano A
Esse projeto versa sobre as fábulas do fabulista Esopo, os alunos que as viram, leram, analisaram, interpretaram e as adaptaram a poemas puderam ter o prazer de entender, rever e estudar o gênero em questão, bem como transformá-las em poemas. Sempre visando, é claro, a importância das fábulas enquanto ensinamento de atitudes e valores.
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Madre Josafata abordaram o gênero textual Fábulas, mais especificamente as fábulas de Esopo. O presente projeto integrou momentos de pesquisa acerca do fabulista em questão e, portanto, conhecendo-o, pesquisa acerca de quais são as suas fábulas e consequentemente a sua versão uma vez que posteriormente houve fabulistas que as recontaram. Seguido de momento de leitura de fábulas via livro literário, análise das obras, transposição da mesma em imagens, e adaptação a poemas, este último sendo o ápice do projeto.
Segundo a professora Mariana Lila, trabalhar desta maneira, ou seja, estudar e conhecer o fabulista Esopo “pai da fábula enquanto gênero textual”, além de pesquisá-las de maneira autônoma por parte do aluno e posteriormente adaptá-las a poemas teve um valor imensurável pois a intenção por detrás das fábulas foi de fato edificada. Além é claro, segundo a professora, “ver seus alunos no comando, a frente na busca do seu conhecimento é a real intenção da educação” e a mesma pode perceber isto quando seus discentes eram quem pesquisavam, quem buscavam o conteúdo, sendo “agentes do seu processo de educação.” Também fica evidente, segundo a professora, a questão do trabalhar em pares, onde um auxilia ao outro no melhor de si e deste modo os dois alunos saem favorecidos.
Professora Mariana Lila Blonski, 5⁰ ano A
Esse projeto versa sobre as fábulas do fabulista Esopo, os alunos que as viram, leram, analisaram, interpretaram e as adaptaram a poemas puderam ter o prazer de entender, rever e estudar o gênero em questão, bem como transformá-las em poemas. Sempre visando, é claro, a importância das fábulas enquanto ensinamento de atitudes e valores.
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Madre Josafata abordaram o gênero textual Fábulas, mais especificamente as fábulas de Esopo. O presente projeto integrou momentos de pesquisa acerca do fabulista em questão e, portanto, conhecendo-o, pesquisa acerca de quais são as suas fábulas e consequentemente a sua versão uma vez que posteriormente houve fabulistas que as recontaram. Seguido de momento de leitura de fábulas via livro literário, análise das obras, transposição da mesma em imagens, e adaptação a poemas, este último sendo o ápice do projeto.
Segundo a professora Mariana Lila, trabalhar desta maneira, ou seja, estudar e conhecer o fabulista Esopo “pai da fábula enquanto gênero textual”, além de pesquisá-las de maneira autônoma por parte do aluno e posteriormente adaptá-las a poemas teve um valor imensurável pois a intenção por detrás das fábulas foi de fato edificada. Além é claro, segundo a professora, “ver seus alunos no comando, a frente na busca do seu conhecimento é a real intenção da educação” e a mesma pode perceber isto quando seus discentes eram quem pesquisavam, quem buscavam o conteúdo, sendo “agentes do seu processo de educação.” Também fica evidente, segundo a professora, a questão do trabalhar em pares, onde um auxilia ao outro no melhor de si e deste modo os dois alunos saem favorecidos.
Comentários
Postar um comentário