Água: “Nosso bem mais precioso”

AUTORA
Professora Simone Pitlovanciv, 4º ano A

Relato: Entender a importância da Água na vida dos seres vivos e a necessidade da mesma no nosso dia-a-dia. Conhecendo como ocorre o Ciclo da Água, identificando todas as etapas do processo.

Os Alunos do 4⁰ ano A da Escola Municipal Madre Josafata, Ivaí, desenvolveram o Projeto – Água: “Nosso bem mais precioso”. O Projeto teve como objetivo compreender a importância da Água na vida dos seres vivos e o seu processo de transformação através do Ciclo da Água.

. Primeiramente através da Metodologia Ativa, as atividades desenvolvidas em sala de aula foram mediadas pelo uso da Tela digital. Onde os alunos assistiram o vídeo explicativo do youtube sobre “O Ciclo da Água” do professor Ricardo Alencar.

Foi enfatizado aos alunos a importância de conhecer de onde vem as gotículas de água e seu ciclo na natureza. Feito isso cada aluno usando a tela digital explicou o processo do ciclo da água. A professora explicou para os alunos que este movimento é permanente e cíclico. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos) do planeta Terra e também pela vida dos seres vivos.

Buscando um melhor entendimento sobre o tema abordado em aula, a professora questionou o conhecimento prévio dos alunos com o conhecimento do livro didático, feito isso, cada aluno reproduziu o Ciclo da Água explicando oralmente e por desenhos interativos.

Para finalizar todos os alunos confeccionaram um cartaz (envolvendo tinta e recorte) coordenado pela professora Simone conscientizando a comunidade escolar sobre o uso consciente da água. O Cartaz foi exposto no mural da escola, para apreciação de todos os alunos e funcionários da escola.

O aspecto mais positivo do projeto foi a interação dos alunos com a Tela digital o que deixa comprovado que o uso da tecnologia em sala de aula auxilia na aplicação dos conteúdos pela professora e facilita a aprendizagem dos alunos, deixando as aulas mais prazerosas de fácil entendimento. Ainda mais quando se trata de um bem muito precioso e importante para as vidas do planeta Terra: A Água. (professora Simone)
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pirâmide alimentar: alimentação saudável”

“Receita versus aprendizado”

“O mundo das Fábulas de Esopo”